terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

NAPOLEÃO BONAPARTE -RESUMO

Em 15 de agosto de 1769 nasceu na Córsea nosso querido fracês pequeno e cabeçudo, era considerado muito inteligente, só com 16 anos, coisa que você deve ter, ele ja era segundo tenente e os 27 anos se tornou comandante do exercito francês na italia.
Aos 30 anos, participando de um golpe de estado, Napoleão se tronou primeiro-consûl. Naquele tempo o poder era dividido entre três pessoas, primeiro, segundo e terceiro consûl, no qual o maior(quase absuluto) cabia ao primeiro-consûl.Com seu poder, construiu escolas, pontes, estradas, proibiu da empresa publicar coisas negativas sobre ele, colocou comida no prato do povo e outras coisa. Depois de ficar famoso e amado pelo povo, foi coroado imperador em 2 de dezembro de 1804, para mostrar que ninguém tinha maior poder que ele,nem mesmo o padre, Napoleão se corou. A trazetoria da França napoleonica foi marcada pelas guerras, onde inimigos mais numerosos e mais armados foram vencidos. Depois de dominar quase toda Europa, Napoleão queria atacar a Inglaterra, antiga inimiga, mas ela dominava os mares e seu aceso só era por mar. Para enfraquecêla Bonaparte decretou o bloqueio continental, proibindo qualquer país negociar com a Inglaterra, para que seu comercio caia sobre ele mesmo, mas mesmo assim os produtos continuavam a entrar na Europa por Portugal, pela desopediencia do rei português, Napoleão invadiu suas terras, o obrigando a fugir para sua principal côlonia, o Brasil.A Rússia estáva tendo prejuizos por não vender seus produtos a inglaterra, por isso furou o bloqueio em 1810, Napoleão não gostou nada disso, então invadiu a Rússia com 600 mil homens e 180 mil cavalos. O imperador rússo Alexandre I sabia que o inverno se aproximava e era só destruir as coisas ulteis ao inimigo, casas, plantações, etc. O que foi dito aconteceu, o inverno chegou, sem comida e abrigo Napoleão foi obrigado a recuar e muitos de seus soldados morreram. Encorajados, os inimigos da França(Prússia, Rússia, Inglaterra e Aústria) formarar uma aliança e atacaram a França e dominou Paris em 1814, Napoleão foi mandado para a ilha de Elba com 1000 soldados. Luís XVIII virou rei da França.Napoleão escapou de Elba com 800 soldados e quando ia a París o Rei Luís enviou uma tropa para prende-lo, mas, se unil a ele. O rei, impopular, fugiu e Bonaparte assumiu seu lugar. Ele reinou por apenas três mêses, pois os ingleses tinham um êxercito de um milão de soldados que destruiram definitivamente as forças de Napoleão Bonaparte na batalha de Waterloo.

20 comentários:

  1. O Resumo está muito bom, mas tem erros de gramática!

    ResponderExcluir
  2. Bom..mas os erros de português......terríveis...

    ResponderExcluir
  3. O texto está maravilhoso , mas os erros então... -.-'

    ResponderExcluir
  4. Ruim, falta muita informação sobre o que houve no governo de Bonaparte

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Nossa varios erros gravissimos na gramatica e além de tudo falava muito pouco do que ele fez no seu governo!!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom , como vcs podem ver isso é um resumo , e não uma biografia ! Parabéns para o autor !! Gramatica , vcs são professores de Língua portuguesa ?

    ResponderExcluir
  8. Os erros gramaticais são gritantes! Sim, sou professor de português.

    ResponderExcluir
  9. O resumo está ótimo.Os erros de gramática então...vão faser parecer ainda mais convincente para quem ler (Dependendo da idade de quem escreveu).Mas ainda falta um pouco de informação sobre o governo dele.

    ResponderExcluir